domingo, 4 de janeiro de 2015

0 5 motivos contra o ETIM

Após a notícia de que o Governador Geraldo Alckmin promete todas ETECs com ETIM (Ensino médio integrado ao técnico) até 2018, fato que obrigou o Fernando a abrir uma turma de técnico este ano ao invés de uma de ensino médio normal para 2015, descobrimos também que a nossa escola-irmã, o Rubens de Faria, teria já em 2015 duas turmas de integrado, e apenas 120 vagas normais de ensino médio normal. Durante este período uma questão foi acesa: o ensino médio integrado é uma boa solução para as ETECs de Sorocaba?

Eu digo que não. Nossas ETECs são também as melhores escolas públicas de ensino médio, no ENEM 2013 foram as únicas a figurarem entre as 25 melhores escolas de Sorocaba foram o Rubens e o Fernando. Após essa introdução, coloco aqui os motivos pelos quais Ensino médio integrado ao técnico em Sorocaba não é uma boa solução.

  • 1. Quase todo mundo acaba fazendo um técnico
O ensino médio integrado surge como solução para obrigar jovens a terem qualificação profissional. A maioria dos alunos escolhe por fazer um curso técnico. Além disto o Rubens tem 8 tipos de cursos diferentes (9 com técnico de química) e o Fernando 11 cursos diferentes. Porém cada escola tem 5 turmas de ensino médio (integrado ou não). Preciso dizer que as escolhas serão limitadas?

  • 2. A obrigação à integração acaba criando muitas turmas de gestão e negócios, conhecidos como cursos"light";

Existem mais de 120 ETECs com o técnico em administração integrado ao ensino médio, as extensões do Rubens, escola Francisco Eufrásio e a do Fernando, no Izidóro conta com integrado a cursos administrativos também. Isto mostra que essa integração que o nosso governador fala é a cursos fáceis de se montar ou ainda que sejam lights, pois devido a obrigação imposta a diretores eles se veem criando turmas de técnico à administração simplesmente para ser integrado e para que os alunos que queiram um Ensino médio melhor em uma ETEC, mas que não querem ter que fazer um técnico, façam algo que não exija tanto deles. Não seria melhor se simplesmente se os alunos pudessem fazer o ensino médio?

  • 3. É o melhor Ensino médio da cidade;


Existe um discurso hoje da meritocracia. Meritocracia pra lá, meritocracia pra cá. Acabar com o Ensino Médio convencional em Sorocaba é acabar com a meritocracia. Aquele aluno que quer passar em uma faculdade de medicina ou direito, trabalhar a tarde, ou simplesmente fazer um técnico diferente daqueles oferecidos dentre os integrados deverá continuar em sua pública mesmo que seja de baixa qualidade (usando o ENEM como indicador)? Se um aluno bom não quer ser obrigado a ter que estudar na pior colocada no ENEM de Sorocaba, ele deverá fazer o que, participar de um sorteio em alguma outra escola e torcer que passe? Transformar tudo em integrado é tirar essa liberdade do aluno que tem outros planos que não sejam fazer um técnico a tarde ou fazer o técnico oferecido pela unidade possa fazer seu ensino médio de qualidade.
  • 4. Muita gente aceita fazer o ETIM sendo forçado a fazer o técnico;
Na turma de Integrado a eventos do Fernando, 7 alunos se inscreveram como primeira opção ao integrado a eventos. O resto da turma aceitou fazer o técnico pois queriam ter um ensino médio de qualidade. A turma do integrado a informática, que se formou esse ano, terminou com pouco mais de 30 alunos. Além disto, alguém que comece a fazer o técnico e não goste do curso, acaso queira continuar com o ensino médio, não poderá largar o curso

  • 5. Estamos sendo escravos do capital.
Sim, usei esse argumento. Obrigar alunos a fazer o integrado é obrigar alunos a serem escravos do capital. Porém nem isso o Centro Paula Souza consegue, a final, os seus dois integrados com maior quantidade de salas são informática e administração, que embora importantes, não serão eles que farão São Paulo mais rica e com mão-de-obra especializada. 
O Ensino propedêutico juto com o ensino das matérias sociais deveriam ser o foco do ensino médio. Ao criar seres humanos críticos e pensantes, que independentemente do posto de trabalho serão capazes de pensar mais e assim irem para a frente, e levando para frente também a nação. É claro que o objetivo do ensino técnico é capacitar para o mercado de trabalho, porém não é esse o do ensino médio. Para atrelar ambos vejo que precisaria de um grande motivo.


A conclusão que tiro de tudo isso é de que o Ensino Médio concomitante ao técnico, ou o Ensino Médio convencional proporcionam uma liberdade aos alunos que o ETIM não permite. Gastar três anos da sua vida em um curso que a caso você queira desistir fique preso ao técnico é maldade. 

Sobre o autor:

Matheus, 16 anos. Estudo o ensino médio em Sorocaba.
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